segunda-feira, 10 de março de 2025

TESE

A tese nada mais
é do que a sua opinião, ou seja, esse objetivo geral, que determinará o seu texto.
   

TEMA  ----------------- O que eu acho? ---------------------  Tese
            ------------------ Por quê?    --------------------- sub-tese1 - sub-tese2

  Para ilustrar, veja o exemplo da redação abaixo, nota máxima no ENEM 2019

"A terceira fase do Modernismo vigorou, no Brasil, durante o Período Liberal-Democrático, apresentando como uma de suas propostas artísticas a  retratação das “Sociedades Liminares” – tradicionalmente excluídas do projeto cultural brasileiro – nas obras cinematográficas. Tal movimento, conhecido como “Cinema Novo”, embora objetivasse a integração de povos historicamente invisibilizados, não obteve êxito na democratização do cinema no país, haja vista o não comparecimento daqueles aos cinemas da época. Esse panorama, ainda vigente na contemporaneidade, é atestado não só pelo crescente índice de pirataria nas artes visuais, como pela constante mobilização de ongs na exibição de filmes em ambientes desprovidos do acesso ao cinema
Em primeira análise, constatam-se as amplas taxas de comercialização de filmes pirateados, sobretudo, nos centros urbanos. Essa problemática atenta, pois, para o descumprimento de um dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o qual trata dos direitos autorais de produções artísticas, gravemente feridos pela comercialização de filmes reproduzidos ilegalmente.
Entretanto, tal cenário nada mais é do que um reflexo do acesso restrito a tais conteúdos, em razão dos altos preços cobrados pelas sessões de cinema, induzindo, assim, os indivíduos menos favorecidos a optarem pela pirataria – menos onerosa e, portanto, mais adequada ao seu diminuto poder de compra.
Vale ressaltar, ainda, a realização, por instituições não governamentais, de projetos inclusivos que contam com sessões de filmes em ambientes comunitários não contemplados pelo acesso à tv ou à internet. Exemplo disso foi a transmissão do filme “Cidade de Deus” na comunidade onde ocorreram as filmagens, a fim de oferecer aos próprios atores a possibilidade de assistirem ao longa. Destarte, evidencia-se a negligência estatal na democratização do cinema, visto que os referidos projetos são iniciativa de instituições privadas – aspecto abordado por Axel Honneth, o qual afirma ser dever do Estado a garantia do acesso às manifestações culturais, fato não verificado no país.
Urge, pois, que medidas sejam tomadas com o intuito de se coibir o problema discorrido. Ao Governo Federal, caberia a ampliação de ambientes comunitários de exibição de filmes no país, a fim de se democratizar o acesso ao cinema. Para isso, deveria haver não só a redução do valor dos ingressos nos cinemas já existentes, mas também a expansão de instalações que transmitiriam filmes gratuitamente em locais afastados dos centros urbanos. Desse modo, em consonância a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU para 2030, o Brasil mobilizar-se-ia quanto à redução das desigualdades, tarefa imprescindível na edificação de um Estado Democrático, de modo a romper com a marginalização das sociedades liminares, verificada desde os Anos Dourados".   

  Na introdução desse texto ficam muito explícitas as respostas das perguntas propostas e essas seguem durante o texto:
 (TESE) O que eu acho? Ainda é vigente no país a não democratização do acesso ao cinema. 
SUB-TESE 1) Por que 01: Ainda há muita pirataria. 
(SUB-TESE 2) Por que 02: As ONGs precisam exibir em lugares que não possuem acesso. 
A resposta dessas perguntinhas será a base de todo o nosso texto e deverá ser planejada antes mesmo do rascunho. Após criar um esqueleto com esses elementos, basta moldá-los dentro da forma da dissertação que aprenderemos agora.  

  Você já deve saber que a estrutura da redação do é composta por três partes principais: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Esses elementos se distribuem, na grande maioria das vezes, em um texto de quatro parágrafos.
Com o planejamento que aprendemos anteriormente, podemos apenas adequá-lo a uma forma de texto completo que contenha todos os elementos esperados pelo seu corretor. Essa fórmula, que é moldável ao que você tem a dizer e que se pauta sempre nos objetivos previamente definidos, resume-se ao esquema que segue:



Vejamos no texto exemplar lido anteriormente como cada um dos parágrafos se organiza conforme esse modelo. 1 - Parágrafo de introdução:




2 - Desenvolvimento 01



3 - Desenvolvimento 2



4 – Conclusão



Agora, vamos a atividade.

ATIVIDADE:


Pegue uma das redações que você já fez e faça uma análise de cada uma das partes da estrutura dela. 

Escreva o que está faltando e o que está inadequado / confuso. Depois de ter feito isso, reescreva-a de forma culta e conforme a orientação que você recebeu.

Bom trabalho.



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