sábado, 26 de abril de 2025

REVISÃO DAS CLASSES GRAMATICAIS

 TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA


NOME DO (A) ALUNO (A): ____________________________________                    TURMA: ______


1) Em uma clínica veterinária, um cartaz afixado em uma das paredes fazia esta interessante sugestão: 

SE VOCÊ TEM SE DECEPCIONADO COM AMIGOS CACHORROS, ARRUME UM CACHORRO AMIGO.

A inversão da ordem das palavras nas expressões “amigo cachorro” e “cachorro amigo”:


a) praticamente não altera o sentido dessas expressões, constituindo apenas um jogo de palavras para produzir um efeito sonoro na frase;
b) atribui à palavra “cachorro”, nas duas expressões, um valor semântico pejorativo, depreciativo;
c) altera adjetivo para substantivo a classe gramatical de “cachorro”, mas não altera a classe de “amigo”;
d) altera de substantivo para adjetivo a classe gramatical de “amigo”, mas não altera a de “cachorro”;
e) altera a classe gramatical das duas palavras para dar a entender que os cães, diferentemente das pessoas, são sempre leais a seus donos.

2) Assinale a alternativa em que a palavra destacada NÃO tem valor de adjetivo:



a) A toalha verde estava no varal.

b) O sol queimou o azul da blusa.

c) Apresentou os olhos avermelhados.

d) O céu tornou-se cinzento.

e) O manto branco ficou encardido.


3) (FEI-SP) Os adjetivos cônscio, seguro, contingente, capaz formam, respectivamente os substantivos:




a) consciente - segurança - contingência – capacitado;
b) consciência - segurança - contingência – capacidade;

c) consciente - segurado - consciente – capacitado;
d) consciencioso - segurado - continência – capacitado;
e) conscrito - segurável - contíguo – capacitância.



4) (UM-SP) Assinale a alternativa em que há erro:



a) Li a noticia no Estado de São Paulo.
b) Li a noticia em O Estado de São Paulo.
c) Esta noticia, eu a vi em A Gazeta.
d) Vi essa noticia em A Gazeta.
e) Foi em O Estado de São Paulo que li a noticia.


5) (FCMSCSP)  A carta vinha endereçada para ..... e para .....; .... é que a abri.


a) mim, tu, por isso;   b) mim, ti, porisso;   c) mim, ti, por isso;   d) eu, ti, porisso;   e) eu, tu, por isso​.


6) (ITA-SP) – Dadas as sentenças: 



1) Ela comprou um livro para mim ler.   

2) Nada há entre mim e ti. 

3) Alvimar, gostaria de falar consigo.

Verificamos que está (estão) correta(s):



a) apenas a sentença n.º 1; 

b) apenas a sentença n.º 2; 

c) apenas a sentença n.º 3; 

d) apenas as sentenças n.º 1 e 2 ;

e) todas as sentenças.


7) (EPM-SP) Escreva nos espaços eu ou mim. “Deram-na para ........ ler, quando entre ......... e ela tudo ia bem.”


8) Este é encargo para ... assumir sozinho, sem que se repartam as responsabilidades entre ...



a) mim / eu e tu;

b) mim / mim e tu;

c) mim / mim e ti;

d) eu / eu e ti;

e) eu / mim e ti.




9) Em: ela mesma apresentou aquela proposta, os termos destacados são, respectivamente:



a) pronome possessivo, pronome demonstrativo;

b) pronome demonstrativo, pronome possessivo;

c) adjetivo, pronome demonstrativo;

d) advérbio, adjetivo;

e) pronome demonstrativo, pronome demonstrativo.




10) (FASP) Ele obteve o (123°) lugar:



a) centésimo vigésimo terceiro;
b) centésimo trigésimo terceiro;
c) cento e vinte trigésimo;
d) cento e vigésimo terceiro.


11) (FUEL-PR) “Pode ser que eu __________ levar as provas, se você _______ tudo para que eu __________ onde elas estão”.


A alternativa que corresponde à sequência correta é:



a)  consiga – fará – descobriria;

b)  consiga – fizer – descubra;

c)  consigo – fizer – descobrir;

d)  consigo – fizer – descubro;

e)  consigo – fará – descobrirei.





12) (FAZLES-SP) Assinale a função  morfológica de caro em "Ele vendeu caro as mercadorias".


a) substantivo;   b) adjetivo;   c) advérbio;   d) pronome;   e) preposição.


13) (ESPP) Observe as orações:


I- Morreu de Aids.     II- Morreu na cidade onde nasceu.

As preposições indicam circunstância de:



a) dor e sofrimento;

b) causa e lugar;

c) doença e afeição;

d) dúvida e espaço;

e) Nenhuma das alternativas acima.


14) (FUVEST-SP)"Podem acusar-me: estou com a consciência tranqüila".


Os dois pontos (:) do período acima poderiam ser substituídos por vírgula, explicitando-se o nexo entre às duas orações pela conjunção.


a) portanto;   b) e;   c) como;   d) pois;   e) embora.


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