TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA
NOME DO (A) ALUNO (A): ____________________________________ TURMA: ______
1) Em uma clínica veterinária, um cartaz afixado em uma das paredes fazia esta interessante sugestão:
SE VOCÊ TEM SE DECEPCIONADO COM AMIGOS CACHORROS, ARRUME UM CACHORRO AMIGO.
A inversão da ordem das palavras nas expressões “amigo cachorro” e “cachorro amigo”:
a) praticamente não altera o sentido dessas expressões, constituindo apenas um jogo de palavras para produzir um efeito sonoro na frase;
b) atribui à palavra “cachorro”, nas duas expressões, um valor semântico pejorativo, depreciativo;
c) altera adjetivo para substantivo a classe gramatical de “cachorro”, mas não altera a classe de “amigo”;
d) altera de substantivo para adjetivo a classe gramatical de “amigo”, mas não altera a de “cachorro”;
e) altera a classe gramatical das duas palavras para dar a entender que os cães, diferentemente das pessoas, são sempre leais a seus donos.
2) Assinale a alternativa em que a palavra destacada NÃO tem valor de adjetivo:
a) A toalha verde estava no varal.
b) O sol queimou o azul da blusa.
c) Apresentou os olhos avermelhados.
d) O céu tornou-se cinzento.
e) O manto branco ficou encardido.
3) (FEI-SP) Os adjetivos cônscio, seguro, contingente, capaz formam, respectivamente os substantivos:
a) consciente - segurança - contingência – capacitado;
b) consciência - segurança - contingência – capacidade;
c) consciente - segurado - consciente – capacitado;
d) consciencioso - segurado - continência – capacitado;
e) conscrito - segurável - contíguo – capacitância.
4) (UM-SP) Assinale a alternativa em que há erro:
a) Li a noticia no Estado de São Paulo.
b) Li a noticia em O Estado de São Paulo.
c) Esta noticia, eu a vi em A Gazeta.
d) Vi essa noticia em A Gazeta.
e) Foi em O Estado de São Paulo que li a noticia.
5) (FCMSCSP) A carta vinha endereçada para ..... e para .....; .... é que a abri.
a) mim, tu, por isso; b) mim, ti, porisso; c) mim, ti, por isso; d) eu, ti, porisso; e) eu, tu, por isso.
6) (ITA-SP) – Dadas as sentenças:
1) Ela comprou um livro para mim ler.
2) Nada há entre mim e ti.
3) Alvimar, gostaria de falar consigo.
Verificamos que está (estão) correta(s):
a) apenas a sentença n.º 1;
b) apenas a sentença n.º 2;
c) apenas a sentença n.º 3;
d) apenas as sentenças n.º 1 e 2 ;
e) todas as sentenças.
7) (EPM-SP) Escreva nos espaços eu ou mim. “Deram-na para ........ ler, quando entre ......... e ela tudo ia bem.”
8) Este é encargo para ... assumir sozinho, sem que se repartam as responsabilidades entre ...
a) mim / eu e tu;
b) mim / mim e tu;
c) mim / mim e ti;
d) eu / eu e ti;
e) eu / mim e ti.
9) Em: ela mesma apresentou aquela proposta, os termos destacados são, respectivamente:
a) pronome possessivo, pronome demonstrativo;
b) pronome demonstrativo, pronome possessivo;
c) adjetivo, pronome demonstrativo;
d) advérbio, adjetivo;
e) pronome demonstrativo, pronome demonstrativo.
10) (FASP) Ele obteve o (123°) lugar:
a) centésimo vigésimo terceiro;
b) centésimo trigésimo terceiro;
c) cento e vinte trigésimo;
d) cento e vigésimo terceiro.
11) (FUEL-PR) “Pode ser que eu __________ levar as provas, se você _______ tudo para que eu __________ onde elas estão”.
A alternativa que corresponde à sequência correta é:
a) consiga – fará – descobriria;
b) consiga – fizer – descubra;
c) consigo – fizer – descobrir;
d) consigo – fizer – descubro;
e) consigo – fará – descobrirei.
12) (FAZLES-SP) Assinale a função morfológica de caro em "Ele vendeu caro as mercadorias".
a) substantivo; b) adjetivo; c) advérbio; d) pronome; e) preposição.
13) (ESPP) Observe as orações:
I- Morreu de Aids. II- Morreu na cidade onde nasceu.
As preposições indicam circunstância de:
a) dor e sofrimento;
b) causa e lugar;
c) doença e afeição;
d) dúvida e espaço;
e) Nenhuma das alternativas acima.
14) (FUVEST-SP)"Podem acusar-me: estou com a consciência tranqüila".
Os dois pontos (:) do período acima poderiam ser substituídos por vírgula, explicitando-se o nexo entre às duas orações pela conjunção.
a) portanto; b) e; c) como; d) pois; e) embora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário